
Lajedo é uma placa de pedra que pode estar soterrada proporcionando um embasamento estável ou aflorar do solo em balanço, se tornando assim, uma cobertura. O abrigo como elemento mais fundamental da arquitetura.
Arquitetura naturalmente integrada.
As linhas traçadas no papel reverberam nos corpos e vidas da mão de obra local, assim como em diversas outras implicações sociais e culturais ao transformar o cenário construído. Somos responsáveis por criar soluções conscientes e sensíveis, especialmente ao trabalhar em contextos culturais singulares. A Lajedo é um estúdio dedicado à produção de espaços de qualidade, valorizando a artesania construtiva e respeitando a paisagem cultural local, assegurando uma construção harmoniosa com o entorno, o clima e os recursos disponíveis.
Como força de ação intelectual, buscamos propor intervenções sutis e precisas, evitando agir como uma força impositiva que desconsidera as preexistências ambientais, culturais e paisagísticas. Como agentes ativos nesse processo, temos o dever de mitigar os impactos negativos frequentemente associados à construção em cenários naturais e vernaculares. Manter um diálogo constante com a força de trabalho, assimilar as técnicas e respeitar as particularidades locais é a nossa maneira de propor construções naturalmente e humanamente integradas.
Somos Luiz Paulo Bomeny e Alexandre Makhoul, arquitetos formados pela Escola da Cidade em São Paulo. Somos apaixonados por explorar a arquitetura de forma integrativa, desenhando lares que refletem a essência de quem os habita, sempre em consonância com o entorno.
Com o tempo, a profissão de arquiteto foi se distanciando cada vez mais do canteiro de obras, o que acabou gerando uma certa alienação das técnicas e processos envolvidos na construção. Nossa decisão de participar ativamente da obra, colocando a mão na massa, foi uma forma de honrar os métodos artesanais de fabricação e a força de trabalho muitas vezes negligenciada por trás de qualquer construção.