top of page
0367.Lajedo.CasaPiaba-PKOK0320.jpg

Casa Piaba

A Casa Piaba é um exemplo de como integrar de forma harmoniosa as tradições vernaculares, naturais e ancestrais com o vocabulário arquitetônico contemporâneo e os novos padrões de moradia. Suas robustas paredes de cantaria, feitas com peças de pedra cuidadosamente ajustadas, incorporam as técnicas de construção únicas de Igatu e a linguagem arquitetônica colonial da Bahia. Os componentes de madeira introduzem uma estética moderna e conforto, utilizando técnicas avançadas de carpintaria e madeiras de alta qualidade para durabilidade e um acabamento refinado. Essa abordagem une métodos tradicionais com princípios de design contemporâneo, resultando em uma composição arquitetônica coesa e resoluta que honra o passado enquanto abraça o presente.

2022 | Igatú, Chapada Diamantina, Bahia - BR

Casa de veraneio | 180m²


Arquitetura: Lajedo

Co-autoria e interiores: Leon Ades
Fotografia: Pedro Kok e Dann Paiva

Desenhos técnicos

As materialidades

Um breve olhar sobre as materialidades que compõe a casa Piaba.

DSC03317.jpg

Madeiras maçicas

A madeira Itaúba foi utilizada na estrutura e no deck por ser uma madeira oleosa e muito resistente à água. Outras madeiras como garapeira, foram utilizadas nos assoalhos que revestem os pisos e paredes internos.

Já na estrutura do piso, foi utilizada a Massaranduba, por sua rigidez e resistência a cupins.

DSC05196.jpg

Cantaria local

Os volumes de pedra foram construídos por mestres artesãos locais, utilizando a técnica de cantaria típica de Igatu, onde pequenas lascas de pedra são encaixadas manualmente entre grandes blocos, compondo um mosaico único, trazendo para a fachada da casa uma característica vernacular e colonial típica da Chapada Diamantina.

0367.Lajedo.CasaPiaba-PKOK0245.jpg

Telha termoacústica

O telhado é composto por painéis de telha termoacústica garantindo uma montagem rápida e confortos térmico e acústico adequados. Seu acabamento ainda permite a não utilização de forro, otimizando a construção.

DSC05363-2.jpg

Localização e Contexto

Situada nas proximidades da pitoresca vila de Igatu, na Bahia, a Casa Piaba é um testemunho da harmonia entre o homem e a natureza. Este projeto é fruto de uma colaboração inspiradora entre a Lajedo Arquitetura e o designer de móveis Leon Ades, resultando em uma residência que celebra tanto o passado quanto o presente.

Integração de Técnicas Vernaculares e Contemporâneas

A Casa Piaba exemplifica a fusão entre tradições vernaculares e um vocabulário arquitetônico contemporâneo. As robustas paredes de alvenaria, construídas com pedras cuidadosamente selecionadas, refletem as técnicas de construção únicas de Igatu e a linguagem arquitetônica colonial da Bahia. Complementando a alvenaria, os componentes de madeira introduzem uma estética moderna e conforto, utilizando técnicas avançadas de estrutura de madeira e madeiras de alta qualidade para durabilidade e um acabamento refinado.

Desafios e Soluções Inovadoras

Localizada a aproximadamente 8 km da vila de Igatu, a Casa Piaba foi construída em uma clareira inclinada próxima ao Rio Piaba, acessível apenas por terreno desafiador. O local apresentava uma nascente natural, mas não tinha eletricidade. Para otimizar a construção, todas as junções das vigas de madeira foram pré-fabricadas em São Paulo pela equipe de design, enquanto as partes de pedra e fundações foram construídas no local. Esses componentes pré-fabricados, juntamente com as tábuas do piso e painéis do telhado, foram transportados por caminhão e montados em seis meses, simultaneamente ao trabalho do marceneiro local que confeccionava portas e janelas.

Layout e Design Funcional

O layout do projeto é articulado através de três faixas distintas, a Primeira Faixa, alinhada com a pesada parede de pedra, compreende banheiros e quartos projetados como alcovas — um estilo de quarto austero típico da arquitetura colonial brasileira — separados da sala de estar por uma cortina.

 

A Segunda Faixa inclui a sala de estar, cozinha e suíte principal, criando um espaço arquitetonicamente significativo. E por fim, a Terceira Faixa é composta de um deck de madeira aberto feito de madeira Itaúba, criando uma área de convivência expansiva que se estende perfeitamente para dentro, mantendo um nível contínuo.

Sustentabilidade e Autossuficiência

A Casa Piaba é um exemplo de arquitetura off-grid, utilizando painéis solares e um sistema de armazenamento de baterias para suas necessidades energéticas. A água é proveniente de uma nascente natural e todo o esgoto é processado e convertido em composto no local através de um biodigestor. A madeira, um dos materiais de construção mais eficientes ambientalmente, é utilizada extensivamente, enquanto a pedra foi colhida de uma pedreira local de baixo impacto.

Benefícios e Impacto Social

A Casa Piaba não só minimiza o impacto ambiental, mas também promove a sustentabilidade e a autossuficiência. A decisão de participar ativamente da construção foi uma forma de honrar os métodos artesanais e a força de trabalho local, garantindo uma integração natural e humana ao projeto. Este processo permitiu uma compreensão profunda das implicações sociais e culturais de alterar o ambiente construído, resultando em uma intervenção precisa e sutil.

A Casa Piaba é mais do que uma residência; é um manifesto arquitetônico que celebra a tradição, a inovação e a harmonia com a natureza. É um refúgio que oferece uma fuga do caos urbano, promovendo uma vida sustentável e em sintonia com o meio ambiente.

bottom of page